7/30/2016

Minhas 9 formas de economizar dinheiro


Algumas dicas simples que tenho, mas já conhecidas de muitos, para economizar dinheiro:

1) Usar contas digitais para suas contas correntes

Alguns bancos (Bradesco, BB, Itaú, Intermedium) têm as chamadas contas digitais, são contas gratuitas, a limitação é que você deve fazer tudo por meios digitais e eletrônicos. Qualquer coisa além disso é cobrado. O melhor para mim é poder fazer TED e DOC sem nenhum custo. Todo o resto é ilimitado: extratos, saques, transferências, pagamentos, usar cartão de débito, usar poupança.

Para conhecer mais o assunto clique aqui.

2) Usar cartão de crédito sem anuidade

Eu odeio dar dinheiro para banco e você? Além disso, você deve repensar seus conceitos e ver se realmente todos aqueles benefícios que o banco diz ter é usado por você. Eu já tive Platinum e nunca usei os benefícios. Claro, eu ganhava a anuidade e por isso usava. Agora os bancos estão fechando o cerco e azar o deles! Que a concorrência cresça e os grandes bancos aprendam a fazer anuidades menos onerosas.

Aqui temos as opções: NuBank, Cartão Petrobrás, Cartão Saraiva e Santander Free.

Posso falar do NuBank que é a opção que aderi. O serviço por ele é todo digital, você precisa de um SmartPhone para usar. A desvantagem é não ter milhas e o limite inicial ser baixo, mas você pode ir pedindo o aumento do limite aos poucos. O cartão é Gold.


3) Não pagar TV à cabo. Usar Netflix.

Você precisa mesmo de 300 canais? Vejo pessoas que tem TV à cabo mas em 90% do tempo assistem GLOBO. Cada dia mais pessoas cancelam a TV à cabo e assinam Netflix. É também uma opção. Netflix fica por 20 reais mensais e uma assinatura da Net ou GVT fica sempre mais de 100 reais. E você pode ainda usar a assinatura de algum parente ou amigo. A própria Netflix não parece ligar pra isso. 

3.1) Não ir ao cinema. Baixar filmes.

Cinema tem se tornado uma desgraça. Pessoas sem educação que ligam o celular no meio do filme e ficam com a tela brilhante na nossa cara. Adolescentes estridentes. Pessoas conversando durante o filme. Gordos que não conseguem esperar 2 horas pra comer suas besteiras barulhentas. Sem falar que para ver filme se paga estacionamento, comida em shopping e tempo de trânsito. Vale a pena? Por isso diminui minha ida ao cinema de 1 vez por mês para 1 vez a cada 3 ou 4 meses. Só quando tem um filme que tenho MUITO INTERESSE.

Eu baixo muita coisa também.. filme, seriado. Uso torrent, principalmente Kick Ass, EzTV e Pirate Bay. Tá valendo mais a pena! Obs.: para quem acha que torrent e baixar cópias de filmes é atividade ilegal no Brasil, pesquise mais! Não é!

4) Explorar o mercado de usados e seminovos

O mercado de usados principalmente por OLX, Mercado Livre e outros é ainda tímido mas em crescimento no Brasil. Livro usados eu uso o Estante Virtual. Já comprei coisas usadas com qualidade de novo e com um grande desconto no preço. Ah.. e vendo muita coisa usada também pelo Mercado Livre: eletrônicos, objetos de casa etc.

5) Comprar no exterior (mas...)

Já foi melhor comprar no exterior. Hoje o governo está passando o rodo e roubando (cobrando) o máximo de impostos que conseguir de qualquer remessa. Para pior o dólar ainda está alto. Entretanto ainda vale a pena comprar certas coisas. Uso mais para itens pequenos e baratos (até uns 20 reais). Uso principalmente o Ali Express. Deal Extreme, EBay.

6) Celular? Plano mais barato. Telefone fixo? Coisa do passado

Uso o plano mais barato da TIM e estou satisfeito. Busco resolver tudo por whatsapp e email, quando não dá vai de Celular. Nunca gasto de mais que 50 reais por mês de celular. Outra opção é ter os chips mais usados do seu estado/cidade. Geralmente ligações entre as mesmas operadoras são gratuitas ou mais baratas. Na minha família todo mundo usa TIM. Isso facilita. Esse negócio de ter vários chips enche o saco, mas conheço gente que tem celular de 3 chips um para cada operadora para economizar. 

De tempos em tempos olho as promoções de planos e mudo quando é melhor. Eu estava com um de 48 reais e mudei para um de 35 reais. Já pensei em fazer pré-pago, mas estou no pós-pago por facilidade.

Ah.. aqui na minha casa não temos telefone fixo há uns 3 anos. Pra quê? Cada um tem seu celular. Telefone fixo só dava spam de empresa querendo vender coisa pra gente. É um saco. Além do custo a mais.

7) Buscar descontos, promoções e melhores preços

A eterna busca por preços melhores eu faço por: Buscapé e Zoom. Muita gente usa o Fórum hardmob para achar promoções, mas eu não uso muito

8) Comer em casa e não fora

Gosto muito de um bom restaurante, pizzaria e etc, mas comer fora está ficando muito caro. Se eu sair para comer fora do fim de semana do mês gasto fácil mais de 400 reais. Fazer uma comida caseira ou ainda usar aplicativos para pedir comida em casa (PedidosJá, iFood) é bom porque você privilegia o mercado próximo à sua casa, que geralmente é mais barato. 

As coisas estão ficando muito "gourmetizadas". Veja essa moda de hamburguer gourmet, por exemplo. Já comi muito hamburguer bom, mas é muita boiolagem, cheio de ingredientes caros. No último paguei uns 50 reais, tinha uns bacons cabulosos de grande, mas sinceramente não volto tão cedo. O hamburguer de trailer ao lado da minha casa que custa 10 reais já me satisfaz na maioria das vezes.

9) Não emprestar dinheiro

Essa é muito pessoal. Já me ferrei muito emprestando dinheiro para amigos e parentes. É uma das maiores furadas, pois eles irão demorar a pagar, não pagarão juros, te darão um obrigado bem tímido, e quando você precisar deles eles te virarão as costas (sério, aconteceu comigo várias vezes). Parece que as pessoas acham que você é OBRIGADO a ajudá-las, mas quando você precisar de ajuda.. aí não.. elas não são obrigadas a nada. Qualquer coisa acima de 40 ou 50 reais eu já digo logo que não tenho, abaixo disso eu penso.


É isso, pessoal. E você, quais suas formas de economizar dinheiro?

2 comentários:

  1. Haha a 9 eu faço direto rs...

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hehe.. essa está mais para "formas de NÃO perder dinheiro" Abraços

      Excluir

Ofensas, trollagem e prepotência não serem aceitos.